Este tema tem como palavras-chave: Qualidade 4.0, Excelência Operacional e Indústria 4.0

E traz como discussão principal: A conexão da tecnologia solucionando os problemas e as lacunas da busca pela excelência de produtos.

Um dos pontos focais de nossos conteúdos envolve a Excelência Operacional, mas com o movimento da Transformação Digital como instrumento de aceleração de resultados do programa, defendemos aqui que a jornada para resultados diferenciados envolve a abertura para o consumo de tecnologia. Dentro deste universo de possibilidades, hoje abordamos a Qualidade 4.0, este tema é um direcionamento estratégico avançado no mundo industrial, embora não estejamos falando de futuro, mas sim sobre a prontidão de se lidar com a evolução da jornada da transformação digital.

A Qualidade 4.0 não é história sobre tecnologia, mas sobre como a tecnologia pode melhorar a cultura, a colaboração, a competência e a liderança no mundo corporativo. Qualidade 4.0 certamente inclui a digitalização da gestão da qualidade, porém muito mais importante, é o impacto nos processos e nas pessoas, aqui a quarta revolução abraçou todos estes elementos, o que gerou um impacto em tudo o que fazemos. Esta ação conectou pessoas, máquinas e dados em um novo caminho e tem democratizado o acesso à tecnologia. Este movimento tem suportado a Qualidade 4.0 nos últimos tempos, principalmente com uso de Inteligência Artificial e Machine Learning (aprendizado de máquinas) para a detecção de problemas de qualidade em produtos e controle de processos, que têm substituído câmeras de altíssimas resoluções que possui alto custo para aquisição.

Ao longo de anos desbravando os conceitos de qualidade, temos avançado sobre o tema, e um dos principais envolvendo esta área é de que o principal produto da qualidade é a informação. A arte de tratar bases de dados, criar condições de análises e tendências cada vez mais eficientes garantem um controle na tomada de decisão e na conexão das necessidades do uso de grandes bases de dados de rastreabilidade com as tecnologias habilitadoras deste movimento da transformação digital.

The EQMS (Gerenciamento do Sistema da Qualidade Empresarial) é o centro das atividades de gerenciamento de qualidade, fornecendo uma solução escalável para automatizar fluxos de trabalho, conectar processos de qualidade, melhorar a veracidade dos dados, fornecer análises centralizadas, garantir a conformidade e promover a colaboração em um aplicativo comum. Observando as possibilidades de amplitude de aplicação da Qualidade 4.0 conectamos o QMS (Gerenciamento da Qualidade de Fornecedores), passando por ele com todos os controles de rastreabilidade do processo até chegar no contato com o cliente, aproximando cada vez mais o desenvolvimento de novos produtos baseado nas necessidades. A Qualidade 4.0 faz com que os processos e objetivos sejam cada vez mais visíveis, conectados e relevantes dentro da organização. A qualidade 4.0 torna uma cultura de qualidade mais acessível por meio de melhor conectividade, visibilidade, insights e colaboração.

A busca pela qualidade 4.0 pode se manifestar de várias formas dentro da Cia, desde sistemas automatizados de gerenciamento de risco, automatizado gerenciamento de mudanças e rastreabilidade do processo e produto, automatizado programa de treinamento das pessoas, até automatizados controles estatístico de processo (CEP), visibilidade em tempo real de métricas da qualidade da manufatura e de fornecedores e automatizado controle de desenvolvimento e mudança de produtos. Com o leque de possibilidades e caminhos para a implementação da qualidade 4.0 a organização deve estar atenta às prioridades de investimentos, baseando sempre em um roadmap que determine o futuro da aceleração da detecção e da tomada de decisão frente aos problemas encontrados na busca pela Excelência Operacional.

Entender a situação atual, se desenvolver nas principais vulnerabilidades processuais e buscar nas tecnologias formas diferentes de analisar o fenômeno para garantir a qualidade desejada do produto. Buscar a melhoria da qualidade tradicional para o desdobramento da Qualidade 4.0 é um caminho estratégico.

Gostou deste artigo? Acompanhe também vários outros em nosso podcast no Excelência Operacional: da estratégia à transformação digital no Spotify