Explorando o planejamento

Tenho alguma experiência dentro de empresas, e nelas percebi e acompanhei algumas mudanças, montei estruturas, auxiliei na mudança de mindset não somente meu mas de todas as pessoas que estavam envolvidas, afinal, fazer parte das transformações sempre foi um dos meus maiores motivadores dentro de uma Organização.

Eu também tenho alguma experiência na vida esportiva, na corrida principalmente, passei por alguns desafios desde os primeiros passos de preparação de prova curta de 5km até ultra-maratona de 80km…e o por quê estas duas vivências estão relacionadas nesta newsletter Organizacional? Por um motivo, para ambas a Meta é o grande motivador…em uma visão de planejamento de longo prazo para grandes mudanças o primeiro passo é determinar uma Meta, um propósito ao qual a mudança deverá ser estruturada para seu alcance, quando me planejei para a minha primeira prova de 21km (meia maratona) usei a mesma estratégia para me preparar para a minha primeira ultra-maratona (80km), claro, fui orientado por profissionais tanto no plano de carga de corridas semanais, para a alimentação e fortalecimento muscular que formam um triangulo extremamente importante para a execução do que viria pela frente. Mais uma vez, podemos fazer uma comparação muito forte com a determinação de grandes mudanças organizacionais, onde entender como o desafio será realizado e ter um suporte de especialistas torna-se de extrema importância para o êxito do programa.

Voltando à meta…

O primeiro passo para a mudança de um grande programa ou projeto é definir uma meta, um propósito, como comentei anteriormente, a meta é um direcionamento que irá estabelecer a estratégia ao qual será percorrida. Quando defini que iria correr um ultra-maratona chamada Costa Esmeralda que consistia em percorrer a cidade praiana de Bombinhas em SC com 85km de distância e 2.900m de altimetria em dunas, montanhas, asfalto e mar com largada as 22:00 horas em meio à mata local, sabia que encontraria nela uma explicação para entender meus limites, pois ao longo de anos de corrida esta necessidade de resposta acabava sempre me desafiando. Iniciava à partir desta meta uma jornada de preparação do corpo e mente, de planejamento das horas de treinos, e do alinhamento com minha família que este projeto seria lançado, ou seja, uma comunicação clara com papeis bem definidos para que todos estivessem alinhados com o desafio.

A mudança organizacional

Para suportar a mudança organizacional a Cia deve buscar as etapas organizadas para esta jornada, visto que já vimos que todas as grandes mudanças iniciam com propósitos bem definidos e direcionados pela Alta Direção em sua estratégica de mudança.

A KPMG internacional apresenta cinco etapas princípios para a execução do Gerenciamento da Mudança dentro das empresas, são elas:

  1. Definição de meta: este primeiro passo consiste em determinar os novos objetivos e alinhar com a liderança a estratégia proposta;
  2. Traduzir a meta em um propósito: desta forma todos entenderão qual a direção que a Cia está buscando;
  3. Comunicar a visão: desdobrar para toda a organização envolvida e gerar desta forma o compromisso de todos com o propósito;
  4. Execução organizada: consiste em fornecer as ferramentas necessárias para as pessoas executarem o propósito;
  5. Sustentabilidade do resultado: aqui a mudança deverá ser lembrada ao longo do tempo dentro da Cia.

Estes elementos estruturados nos levam ao entendimento do como, numa visão organizada, conduzimos a mudança

Afinal…pra onde vamos?

A definição da meta é a primeira etapa de uma longa jornada, e esta longa jornada depende de muitos elementos que estão totalmente alinhadas para a perfeita execução deste propósito planejado. Desta forma planejei este e os próximos dois newsletter onde tentarei realizar um entendimento sobre a etapa de execução da preparação da mudança planejada, onde comentarei sobre os longos treinos realizados e da etapa de comunicação onde será representada pela prova realizada e todos os riscos e desafios do momento de implementação do programa que levou meses de preparação. Então, para onde vamos? Seguiremos os propósitos sempre, pois eles determinam o quê planejamos…