A importância do diagnóstico
Para iniciar este artigo, abro aqui falando sobre a maturidade, que em sua descrição representa um estágio desenvolvido, uma condição de plenitude. Aliado a este conceito, o diagnóstico da maturidade tem um posicionamento estrutural bastante importante no meio empresarial, principalmente apoiado numa visão que considera elementos muitas vezes acadêmicos ou de teorias consolidadas em suas práticas.
Dentro do universo de avaliações e análises uma série de modelos de maturidade com diversos eixos avaliativos tem sido consumido no mundo, e o tema transformação digital tem potencializado a abordagem no universo empresarial. Contudo observa-se uma expectativa maior alavancada pelo posicionamento de lacunas tecnológicas a serem aplicadas que o entendimento do “como” desdobrar a estratégia da jornada ao longo do tempo.
Em seu artigo “Understanding the Main Phases of Developing a Maturity Assessment Model” de Bruin e demais pesquisadores apresentam na adaptação da figura abaixo, uma estrutura global de Business Process Management (BPM) compondo domínios padrões para uma abordagem gerencial. Esta estrutura compõe uma visão interessante que direciona a organização na estratégica empresarial antes do entendimento tecnológico.
A principal saída de um diagnóstico de maturidade é o entendimento, sob a lente estruturada de especialistas ou da academia, das lacunas existentes entre os componentes/eixos do modelo ou das fortalezas observadas na estrutura. Esta abordagem avaliativa permite que se tenha uma leitura do quão distante a realidade processual está do planejamento estratégico empresarial e à partir deste momento, construir um roadmap priorizado que represente o caminho para a maturidade desejada.
O domínio do diagnóstico.
O diagnóstico de maturidade hoje tem sido uma ferramenta fundamental para criar uma sinergia estratégica entre os processos empresarias, sendo de fácil e rápida aplicação, proporcionando uma ampara, muitas vezes isenta, análise de como uma organização está preparada para alcançar seus objetivos.
Criar um plano estratégico baseado na leitura de um diagnóstico permite direcionar, de forma ordenada, as ações necessárias para a construção um plano de ação eficaz. Em alguns momento da organização entender se: ha um alinhamento (1) estratégico adequado, compondo metas bem definidas, e estas sistematicamente monitoradas com (2) governança; quais (3) tecnologias devem compor o plano atual e futuro da organização, assim como a estrutura de (4) pessoas e (5) métodos necessários para suportar a jornada e principalmente, o caminho da (6) cultura organizacional baseado no crescimento sustentável.