IoT, conectando tudo…
Quando exploramos as tecnologias disponíveis no mercado e abordamos o tema internet das coisas (tradução de IoT) podemos até pensar que ela não cabe em nossa empresa, em nossos processos ou até mesmo em nossas vidas…mas engana-se quem acha que hoje ainda não foi tocado por ela…
Muito mais que criar um ambiente conectado, a IoT permite uma visão precisa e em tempo real das informações, e é aqui que ocorre o grande benefício da transformação digital, a tomada de decisão imediata. Com a latente necessidade de se adaptar rapidamente às mudanças que o mercado impõe, ou à uma ineficiência do processo, possuir ferramentas que permitam mudar o rumo das coisas de forma ágil torna-se essencial no modelo macro-econômico em que vivemos, reduzir cada vez mais esta lacuna entre a causa e o efeito permitirá muito mais certezas que perdas.
A criação de um ambiente conectado deve estar alicerçado na estratégia da empresa, inserido nos movimentos de investimentos e na busca pelo reconhecimento da melhoria contínua, pois entrar no ambiente da transformação digital é uma jornada e como toda a jornada elementos como a cultura organizacional, pessoas e processos são essenciais na definição da cobertura das necessidades que permita entender qual é o caminho estratégico da sua empresa envolvendo seus consumidores, clientes, produtos, processos etc…
A figura abaixo de Li (2015) retrata uma arquitetura para receber a IoT e nos permite entender o quão presente está o conceito de interoperabilidade criando a conexão lógica para a geração confiável da informação.
Muito mais que facilitar, a IoT está presente para gerar valor, e extrair o potencial organizacional é o segredo para o passo importante da digitalização e dos benefícios envolvidos.
Rastreabilidade
Um ponto muito importante que a aplicação da IoT carrega é a rastreabilidade das ações que são geradas desta conexão, Shancang Li em seu artigo The internet of things: a Survey (2015) comenta que um número crescente de produtos são feitos com tecnologias de identificação exclusivas, como códigos de barras, etiquetas RFID, sensores inteligentes em dispositivos eletrônicos pessoais e eletrodomésticos. Essas identificações tecnologias fazem com que os produtos sejam monitorados e rastreados em seus ciclos de vida.
Esta geração de conhecimento e controle das coisas permite um melhor entendimento do comportamento baseado nas informações e a projeção de ações técnicas que agregue ainda mais valor ao processo e ao produto. Controlar os ativos de sua empresa permite um melhor entendimento dos desgastes prematuros e uma atuação preventiva mais rápida, criar um entendimento do comportamento do seu produto no consumidor criará a conexão mais eficiente com a experiência de uso.