O ar comprimido e as oportunidades

No setor Industrial, cada vez mais utilizamos os sistemas pneumáticos, hidropneumáticos, sistemas aerostáticos, assumindo o ar comprimido a 4o posição em importância dentre os insumos. Independente do meio de geração, a relação de kW:M3 é estritamente alta, na faixa de 7:1, mesmo nos melhores Sistemas de Geração (centrífugos), onde cada fração de perda afeta e impacta diretamente o consumo energético da manufatura. Ainda mais num País como o Brasil, onde temos bandeiras de toda ordem, custos financeiros de mercado livre, riscos de racionamento nas mídias de toda ordem, ou seja, custa caro consumir energia no Brasil, imagina produzir tendo este elemento como segundo lugar no seu custo industrial.

Nas metodologias do Lean ou WCM (World Class Manufacturing), possuímos vários enfoques que nos possibilitam uma análise e identificação de oportunidades a reduzir significativamente este impacto e custo no seu resultado. Ao lado apresentamos de forma resumida alguns aspectos básicos e a distribuição, onde a sua organização deve focar a obtenção de resultados, tendo como base a parcela que realmente agrega valor na transformação. As perdas consideradas a nível Brasil podem chegar à 43% (vazamentos em equipamentos, excesso de pressão do sistema e uso inadequado da energia).

Com base nestes elementos analise o impacto na sua matriz energética e qual a oportunidade que possa existir na sua organização, ora pelo esquecimento que se efetiva, ora pelas preocupações de maior montante que muitas vezes se apresentam aos times de manutenção fabril, fato é, que a perda se efetiva de forma silenciosa e sorrateira a cada minuto, enquanto dialogamos ou lemos este artigo, consumindo milhões de reais da indústria e principalmente na sua, onde tornar o seu negócio mais sustentável e eficiente no aspecto energético, passa por ter uma postura em agir e pensar com enfoque sistêmico no todo, e não somente no que é visível aos seus “olhos”..

Custos dos sistemas de geração

Abaixo uma relação de custo envolvendo energia elétrica em uma empresa.

  • Ar comprimido se transformou no 4o insumo mais usado na indústria. O consumo energético se sobrepõem em relevância na grandeza de seus custos;
  • Aquisição ou renovação do parque de geração com secadores, instrumentos, redes e infra de baixa e média tensão elétrica compõem os custos de investimentos;
  • A execução dos processos predicativos, preventivos, corretivos, consumíveis e peças ao longo do período, possuem um dos menores impactos.

Fonte: eficienciaservice.com.br